Consultoria em Gestão de Riscos
Avaliação de riscos por projeto ou negócio
Nosso propósito é proteger empresas e pessoas em um mundo que se renova a cada instante, sempre orientados pelos desafios dos nossos clientes. Para nós, enxergar além é ampliar horizontes, por isso valorizamos o conhecimento profundo dos riscos e cenário sempre que iniciamos um novo projeto.
Ao compreender a exposição real a riscos e seus impactos e propor soluções de mitigação, conseguimos atuar efetivamente no suporte aos objetivos dos negócios e na tomada de decisões estratégicas.
Nossa equipe tem experiência consolidada em diversos segmentos de mercado e trabalha de forma integrada para uma entrega precisa e qualificada.
- Experiência em projetos de ERM para diversos segmentos
- Avaliação de riscos por projeto ou negócio
- Dados e análises: modelagem estatística para apoio à tomada de decisões
Cases de sucesso
Análise Quantitativa de Riscos (AQR) para adequação da Apólice de Riscos Operacionais
Cliente
Empresa do segmento de bioenergiaO desafio:
Frente a um cenário em que o Programa de Riscos Operacionais do cliente vinha apresentando sucessivos aumentos de prêmios, fruto de um cenário hard market, a Horiens propôs uma análise visando garantir, ao mesmo tempo, redução de prêmio e coberturas adequadas e dimensionadas ao apetite a riscos da empresa.Como solucionamos?
A Horiens conduziu o redesenho da apólice com base em um estudo quantitativo de riscos que permite uma análise abrangente das probabilidades de perdas e impactos, contribuindo para a tomada de decisão do cliente em relação à retenção e transferência dos riscos. O primeiro passo envolveu um minucioso estudo de campo, com a participação de empresa global do segmento de gestão de riscos, que trouxe o aprofundamento qualitativo necessário para entendimento do contexto. Na segunda etapa do projeto, a Horiens contou com o suporte de seu laboratório de análise de riscos, o Risk Labs, que realizou a modelagem quantitativa dos riscos mapeados, evidenciando o valor esperado das perdas seguráveis, incluindo estimativas de PML – Perda Máxima Provável, elemento fundamental para a decisão do cliente quanto aos limites de coberturas a serem contratados. O resultado deste trabalho foi o refinamento dos termos e condições da apólice, assegurando aderência ao real perfil de riscos da empresa, com redução do prêmio pago à seguradora.
Criação de seguro personalizado para o agronegócio
Cliente
Produtora e comercializadora de etanol, açúcar VHP e energia elétrica por meio da cana-de-açúcar e da biomassaO desafio:
O agronegócio brasileiro é um dos mais representativos do mundo. Exposto a diversos tipos de impacto - desde políticas públicas à crescente incerteza das condições climáticas do planeta – é um setor com grande dependência do mercado financeiro e exigência de garantias reais. Neste contexto, o mercado de seguros agrícolas se apresenta ainda restrito e pouco experiente com a cultura da cana-de-açúcar. Por isso, buscamos uma solução efetiva e precisa que influenciasse diretamente na redução da volatilidade de caixa da empresa.Como solucionamos?
Nosso modelo de atuação tailor made, ampla experiência no agronegócio e metodologia de análise preditiva de riscos com o apoio do Risk Labs, nosso laboratório de riscos, foram a base para a criação de um novo produto de seguro agrícola, o Agrymetric, voltado à cultura da cana-de-açúcar. Trata-se de um seguro paramétrico agroclimático, altamente customizável para a realidade do produtor e com clausulado inovador no setor. O produto, desenvolvido com parceiros de negócios, está disponível para atender o setor agroindustrial.
Atuação diferenciada no setor químico e petroquímico
Cliente
Empresa líder na produção de resinas termoplásticas nas AméricasO desafio:
Considerando aspectos como o cenário de alternância de ciclos no mercado químico e petroquímico internacional e a consequente volatilidade de capacidade de seguros e resseguros, buscar alternativas para ampliação de linhas de proteção e custo competitivo de transferência de risco são elementos fundamentais na estratégia empresarial do cliente.Como solucionamos?
Modelagem de estrutura global do programa de riscos e seguros do cliente, viabilizando associação da empresa à seguradora/resseguradora mútua do setor de energia, Everen Insurance Limited, com percepção e validação dos benefícios esperados, além de resposta competitiva do mercado comercial. O projeto, implementado em 2018, fez com que a empresa fosse a primeira da América Latina a associada a Everen.
Ciência de dados e tecnologia para otimização da carteira de seguro saúde
Cliente
Empresas do Grupo NovonorO desafio:
A precificação do seguro saúde é um desafio complexo e envolve uma série de riscos para as empresas. O que podemos fazer para melhorar a relação entre risco e retorno? Esta foi a questão central da solução desenvolvida pela Horiens considerando apólices com 80 mil segurados e um cenário em que o Seguro Saúde representa cerca de 20% da folha de pagamento das empresas.Como solucionamos?
Utilizando modelagem estatística e tecnologia aplicada a dados proprietários da carteira de saúde, construímos modelos de frequência de utilização do seguro assim como de severidade atrelada ao uso. A análise preditiva permitiu a implementação de melhorias, trazendo mais informações para a negociação da apólice e gerando valor para o cliente. Para conhecer nossa forma de trabalhar com seguros de pessoas, clique aqui.
Consultoria em gestão de riscos: analisando uma apólice de riscos operacionais
Cliente
Concessionária de geração de energia elétricaO desafio:
Analisar apólice de riscos operacionais para assegurar aderência ao cenário e exposições da concessão, identificando possíveis pontos de melhoria.Como solucionamos?
Para trazer profundidade técnica e segurança para as decisões, trabalhamos com o suporte do nosso Risk Labs para conduzir um trabalho de modelagem preditiva de riscos, incorporando os parâmetros da Política de Riscos do cliente. Os dados e correlações geradas pela modelagem permitiu que conseguíssemos aprofundar a análise, indicando se os riscos de barragem deveriam ser transferidos ao mercado segurador, uma das principais dúvidas do cliente, entre outras adequações, como a revisão de franquias (com redução de 50% em riscos de alta frequência e baixo impacto), inclusão de determinados eventos na cobertura básica e de coberturas adicionais relevantes, além de elaboração de clausulado diferenciado para a apólice de riscos operacionais.