Saúde bucal é tema de ações educativas promovidas pela Horiens para segurados

Escrito por: Horiens - 24/03/2025
Neste mês em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal (20/3), a Horiens realizou, em apoio aos seus clientes corporativos de seguros de pessoas, uma live para ampliar conhecimento neste tema tão importante para a saúde por inteiro.
A live foi realizada no dia 19/3, com a participação do cirurgião-dentista Larrosier Ortiz e de dezenas de segurados de diversas empresas, que acompanharam o encontro ao vivo. Após o evento, a live pôde ainda ser compartilhada com dependentes e familiares.
Além desta ação, a equipe de Seguros de Pessoas da Horiens teve a oportunidade de promover uma ação focada na saúde oral dos integrantes de sua cliente, a ICN – Itaguaí Construções Navais. A iniciativa contou com o apoio da Odontoprev e foi realizada nos dias 18, 19 e 20/3 no Rio de Janeiro, ajudando a reforçar o compromisso dos segurados com a prevenção.
“A saúde bucal é de grande relevância para a saúde física e também para a saúde emocional das pessoas. Ao realizar encontros como estes, com os beneficiários de nossos clientes, nosso objetivo é disponibilizar informações qualificadas que colaborem para uma boa gestão da saúde pelas empresas e seus segurados”, destaca Laudelino Soares, diretor de Seguros de Pessoas da Horiens.
Confira as principais orientações para uma boca saudável destacadas nas ações realizadas pela Horiens:
- Comece os cuidados pela língua: ao acordar, remova a saburra que fica sobre a língua com um raspador próprio, encontrado na maior parte das farmácias. Isso ajuda a manter o equilíbrio do microbioma oral, reduzindo o mal hálito e os riscos de outros problemas.
- Gengiva saudável não sangra: passar o fio dental não deve gerar sangramento. Se isso acontecer, reforce a limpeza com escovação adequada e fio dental e, caso o problema persista, procure o dentista o mais breve possível. A placa bacteriana é um dos fatores que causam o sangramento e o dentista vai aplicar procedimentos para removê-la.
- Periodontite, um sinal de alerta máximo: a periodontite é a evolução de uma gengivite não tratada e está ligada a sérios problemas de saúde. O periodonto atua na fixação dos dentes e ajuda a formar uma barreira para impedir que bactérias adentrem outros sistemas do corpo. Periodontite não tratada está associada a doenças cardiovasculares, diabetes e até com Alzheimer.
- Cárie é coisa séria: cáries são causadas principalmente por alimentos como o açúcar e os carboidratos. Alguns minutos após comer, não importa a hora do dia: escove os dentes, pois os resíduos alimentam as bactérias! Se evoluir, a cárie pode causar dor e até perda do dente.
- Saúde bucal também é assunto de criança: as crianças são um alvo fácil para cáries, por isso, os responsáveis devem fazer pessoalmente ao menos a última escovação do dia nos dentes das crianças, especialmente até cerca de 7 anos. Aproveite o momento para ensinar a forma correta e conversar com a criança sobre a importância de uma boca saudável.
- Já que é para escovar, escove certo: uma boa escovação dura em torno de 2 minutos, passando por todas as áreas da boca, com movimentos suaves e curtos. Faça isso com calma e de forma atenta. Passe o fio dental em todos os dentes, ao menos na escovação da noite, antes de dormir.
- Use uma escova de dentes adequada: escolha uma versão com cerdas macias e a cada três meses, substitua. Guarde a escova em pé, dentro de um armário, para protegê-la de forma mais eficaz. Não utilize capinha de proteção no dia a dia (reserve para quando estiver fora de casa), pois um ambiente úmido favorece a proliferação de bactérias e fungos.
- Consulte-se com um dentista regularmente: lembre-se de relatar para o dentista problemas de saúde e medicamentos em uso, afinal a boca está diretamente ligada com o seu organismo como um todo. Alguns medicamentos, como certos tipos de antidepressivos, podem gerar secura na boca, impactando a saúde bucal caso este fato não seja devidamente tratado pelo dentista.
Quer assistir à live completa?
Clique aqui e aprenda mais.
Converse com sua família e amigos as respeito dos cuidados que fazem a diferença para uma boa saúde bucal!