Orgulho LGBTQIAPN+: a construção de uma sociedade que respeita a diversidade é responsabilidade de todos
Escrito por: Horiens - 28/06/2023
No dia 28/6 é celebrado mundialmente o Orgulho LGBTQIAPN+, um movimento não somente importante, mas necessário para a discussão sobre a diversidade de gêneros por cidadãos, empresas e sociedade.
Na Horiens, acreditamos que é por meio do interesse em saber mais e dialogar que ampliamos horizontes, rompemos preconceitos e temos condições de fazer do mundo em que vivemos um lugar melhor para todos.
“A Horiens apoia e endossa o Orgulho LGBTQIAPN+, tanto que vem se posicionando nos últimos anos em seus canais oficiais a respeito da importância de valorizar e respeitar a diversidade”, explica Elaine Assao, integrante do Comitê de Diversidade e Inclusão da Horiens. “Nosso olhar é direcionado a abraçar as diferenças, pois entendemos que elas fazem cada indivíduo ser único. Não porque as vemos como diferenças, mas pelo fato de enxergarmos a todos como iguais”, completa.
Você conhece a história do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+?
O Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ (28/6) é celebrado em todo o mundo em memória à Rebelião de Stonewall, um fato que se tornou símbolo da luta organizada pelos direitos desta comunidade.
Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, em Nova York, os frequentadores do bar Stonewall Inn, considerado um ponto de encontro LGBTQIAPN+ na cidade, deram um basta à repressão policial que estava ocorrendo no local, resistindo à ação dos policiais e gerando enfrentamentos que se seguiram por dias, ganhando força e visibilidade nos Estados Unidos.
Os reflexos desse episódio foram longe e, um ano depois, em 28 de junho de 1970, aconteceu em Nova York a primeira marcha do Dia da Libertação, que reuniu 10 mil pessoas e deu origem ao que atualmente conhecemos como as Paradas LGBTQIAPN+, realizadas ao redor do mundo.
Como podemos lutar contra o preconceito no dia a dia?
Há diversas maneiras de apoiar as pessoas LGBTQIAPN+ e uma delas é lutar contra o preconceito nas situações cotidianas, deixando, por exemplo, de reproduzir falas desrespeitosas e ofensivas, como as destacadas a seguir:
1 – “Quando você virou gay?”
A orientação sexual não é uma escolha, é algo intrínseco ao ser humano. Ninguém aprende a ser gay.
2 – Você nem parece LGBTQIAPN+….
Ao dizer isso, você até pode ter a intenção de elogiar alguém, mas saiba que essa frase está longe de agradar. Ser gay, lésbica, bi ou trans não é algo negativo.
3 – “Não tenho nada contra gays, tenho amigos que são.”
Ter amigos LGBTQIA+ não faz com que uma pessoa seja menos preconceituosa. Adotar uma postura respeitosa e combater o preconceito são posturas esperadas de todos.
4 – “Vira homem.”
Uma pessoa gay não deixa de ser homem porque é gay, assim como a mulher não deixa de ser mulher porque é lésbica. Orientação sexual é diferente de identidade de gênero.
5 – ”Você não parece gay.”
Gay não tem cara, não tem padrão, isso só reforça estereótipo. Existem apenas pessoas, que não precisam seguir um determinado modelo.
6 – ”Bi é aquele que fica em cima do muro!”
Não, as pessoas bissexuais têm certeza da sua orientação sexual: sentem atração afetiva e/ou sexual por diferentes gêneros.
7 – ”Quem é o homem da relação?”
Em um relacionamento lésbico, não há presença de homens, apenas mulheres.
8 – “Mas ele não namorava uma menina?”
O fato de namorar uma menina não anula a orientação sexual de uma pessoa, mas sim abre oportunidade de confirmação ou descoberta.
9 – ”Bi é metade hétero e metade gay.”
Essa é uma ideia errônea, pois bissexual não é metade de absolutamente nada, a pessoa é bi por inteiro, ou seja, sente atração por pessoas de diferentes gêneros igualmente.
10 – “Você só é gay porque está sendo influenciado por essa galera aí.”
Ninguém se torna LGBTQIAPN+, as pessoas são assim, tanto faz com quem elas convivam.
Lembramos que preconceito contra LGBTQIAPN+, mesmo que de forma inconsciente, configura crime previsto em lei. A Horiens defende o respeito e os direitos LGBTQIAPN+. Diga não à LGBTfobia e toda forma de intolerância. Repreenda expressões e comportamentos discriminatórios. Denuncie em nossa .
Filmes com tramas LGBTQIAPN+ para conhecer mais sobre o tema
Separamos sugestões de alguns filmes cuja trama central gira em torno da diversidade de gênero. Confira:
- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014, Brasil)
- Me Chame Pelo Seu Nome (2017, Estados Unidos, Itália, Brasil e França)
- Boy Erased: Uma Verdade Anulada (2018, Estados Unidos)
- Com Amor, Simon (2018, Estados Unidos)
- Moonight: Sob a Luz do Luar (2016, Estados Unidos)