Mês das Mulheres
Escrito por: Beatriz Schiesari - 29/03/2021
No mês do Dia Internacional da Mulher, minha recomendação a todas e todos é: invistam em seu saber!
Neste mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, compartilho uma breve autorreflexão sobre minha vida e carreira.
Há mais de trinta anos, recém-formada na escola de engenharia, iniciei minha vida profissional como trainee de uma seguradora em São Paulo. Levava comigo pouquíssima experiência, mas muitos sonhos e a confiança de que com dedicação e trabalho ético, poderia realizar muitas coisas.
Este foi um caminho profissional escolhido intuitivamente dentre as alternativas que eu tinha naquele momento, mas a variedade e complexidade de assuntos e oportunidades que passaram a fazer parte do meu dia a dia simplesmente me fascinaram! Durante estes anos, atuei em diversas áreas como subscrição, corretagem, project finance e gerência de riscos, experiências que me proporcionaram grandes desafios e aprendizados.
Atualmente trabalho no setor de riscos e seguros da Horiens, atendendo a Braskem, grande cliente internacional na área petroquímica. Moro nos Estados Unidos há 14 anos. Esta não é minha primeira experiência internacional, mas a mais duradoura. A coragem que tive de embarcar rumo ao que era para mim, então, desconhecido, abriu-me inúmeras portas e a constante em cada etapa percorrida foi sempre a dedicação ao trabalho e ao aprendizado.
Quando iniciei minha carreira, eram poucas as mulheres em posição de alta liderança e hoje percebo que foi na convivência e troca de experiências com as colegas com as quais trabalhei que tive exemplos inspiradores admiráveis. Sem dúvida, estes exemplos ajudaram de alguma forma a construir minha trajetória. Até hoje me lembro de muitas delas com profunda gratidão, pois seu exemplo de luta reverberou e reverbera em mim e isso só reforça minha crença de que as mulheres, trabalhando em cooperação, são invencíveis!
Os caminhos obviamente são muitos. Empresas, líderes, mulheres, homens, todos nós precisamos nos manter abertos a percorrê-los buscando que a equidade de gênero seja uma questão bem equacionada no mercado de trabalho. Falo em equidade pelo fato de acreditar que não devemos buscar a igualdade, pois cada ser humano é único, mas sim proporcionar oportunidades equivalentes para o desenvolvimento de carreiras de sucesso.
Tenho convicção de que estamos avançando e, principalmente, que a paixão pelo que realizamos nos leva sempre à frente – e, vale lembrar, isso é verdade para qualquer um independentemente do gênero.