Insights da minha jornada trabalhando com gestão de riscos
Escrito por: Arlecio Rodrigues - 15/09/2023
Os mais de 30 anos de trajetória na Horiens me ensinaram que cada caso é um caso. Não existe uma receita de bolo para obter o melhor resultado, mas sim um modo de trabalho que preserva o olhar personalizado para cada cliente.
A cada ciclo, novos desafios se desenham e é preciso estar aberto e disposto a encontrar soluções. Muitas vezes um cenário de hard market (*), altamente impactado por sinistros recorrentes ou pelas mudanças climáticas, só para citar algumas possibilidades, nos faz mergulhar em busca de um novo olhar.
No dia a dia, são muitas as perguntas para as quais buscamos respostas. Como continuar protegendo o negócio em tempos de aceleradas transformações? Qual o caminho para estabelecer uma melhor relação entre valor e risco, permitindo a manutenção das ferramentas de proteção adequadas contra as exposições de uma operação? Seria possível manter as condições de uma apólice de alto valor estratégico, reduzindo o prêmio e aliviando o caixa da empresa? Como fazer isso?
Na Horiens, trabalhamos com os riscos de forma consciente e cada vez mais previsível. O Risk Labs, nosso laboratório de gestão de riscos baseado em ciência de dados e análises preditivas, tem nos ajudado a responder a esse tipo de questão com muito mais precisão, já que é possível conhecer a probabilidade da ocorrência de riscos identificados e seus impactos no negócio ou operações do cliente. A inteligência de dados é realmente um caminho sem volta.
Antes da era dos dados, porém, já sabíamos que transformar informações em conhecimento é um passo crucial quando mapeamos, avaliamos e tomamos decisões relacionadas a riscos.
A lição que fica é que não existe cenário que não possa ser melhorado quando temos as informações certas em mãos, não é mesmo? Afinal, quando falamos de riscos, a questão não se restringe apenas a evitá-los, mas principalmente a saber gerenciá-los.
O que acha sobre este tema? Convido você a refletir e fico à disposição para trocarmos novas ideias.
(*)Hard Market: terminologia do mercado securitário em referência a um mercado adverso e mais restritivo.