Homem: supere o preconceito e cuide da sua saúde!
Escrito por: Horiens - 31/10/2023
O mês de novembro chegou e, com ele, toda a mobilização que envolve a campanha do Novembro Azul, um movimento mundial de conscientização sobre o câncer de próstata. Apesar do alerta, muitos homens, mesmo aqueles com fácil acesso à informação, ainda negligenciam os cuidados básicos com a saúde, como a realização de check ups anuais, dando espaço para o não diagnóstico dessa e de outras doenças.
Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. A idade ainda é o principal fator de risco para a doença, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, obesos e/ou que apresentam histórico familiar. Entretanto, com o diagnóstico precoce, o câncer de próstata pode ter as chances de cura aumentadas em até 90%. De acordo com Dr. Eduardo Motta, médico parceiro da Horiens a marcação de consultas e exames de rotina para ter a certeza de que a saúde está em dia é uma forma de autocuidado. “Todo homem a partir de 50 anos precisa fazer o exame de PSA no sangue, ultrassonografia de próstata e ir ao urologista para realizar o exame de toque da próstata. Se tiver história familiar, deve fazer tudo isso aos 45 anos. Para a prevenção, recomenda-se evitar o fumo e o uso abusivo de álcool, praticar atividade física e ter uma dieta balanceada e saudável”, explica.
Vencendo tabus
O preconceito em relação ao exame de próstata ainda é um grande obstáculo para o cuidado preventivo. Esse preconceito pode se manifestar de diversas maneiras, mas geralmente está enraizado em estereótipos e tabus que envolvem a masculinidade. Muitos homens possuem relutância em buscar informações e até mesmo falar sobre o câncer de próstata, geralmente por medo de parecerem frágeis ou vulneráveis. Entretanto, o autocuidado é o maior sinal de força e coragem que alguém pode demonstrar e a prevenção é a chave para uma vida mais longa e saudável. “A prevenção é simples, mas o câncer de próstata não diagnosticado a tempo pode se espalhar por outros órgãos e até levar a morte”, alerta Dr. Eduardo.
Aproveite a campanha Novembro Azul para fazer exames preventivos. Deixe os estigmas de lado, agende seu checkup anual e encoraje outros homens do seu convívio a fazer o mesmo. Tenha em mente que nenhum tabu pode ser maior que a sua vontade de viver e de estar com quem você ama. Afinal, por quem você se cuida?