Ir direto ao conteúdo
Logo da Horiens
Noticias

Dia da Saúde Bucal | O melhor sorriso é o que reflete uma boa saúde

Horiens

Escrito por: Horiens - 26/10/2022

6 problemas de saúde que podem ser evitados com uma boa higiene bucal

Você sabia que sua saúde tem muito a ver com seus hábitos de higiene bucal?

A boca é uma das principais portas de entrada de bactérias em nosso organismo. Além disso, a limpeza inadequada pode ser perigosa, pois favorece a proliferação de micróbios que causam infecções, o que pode levar a várias doenças.

O risco maior é quando esses microorganismos caem na corrente sanguínea e são transportados para outros órgãos. Há muitos estudos que relacionam algumas enfermidades às condições de higiene bucal. Por isso, não dá para negligenciar a rotina de cuidados orais.

 

Conheça alguns problemas que podem ser evitados com uma boa higiene bucal

1 – Endocardite Bacteriana

Quando bactérias que vivem na boca alcançam o coração através da corrente sanguínea, causando infecção nas válvulas e artérias cardíacas ou nos tecidos que recobrem o órgão, ocorre a endocardite, que em alguns casos pode ser fatal. Pessoas que têm problemas cardíacos preexistentes devem redobrar os cuidados.

2 – Pneumonia

Os pulmões também podem ser afetados por bactérias da boca que vão parar na corrente sanguínea. Neste caso, a infecção provoca quadro de pneumonia, já que o órgão não está preparado para repelir as bactérias que não fazem parte do seu habitat natural.

3 – Parto Prematuro

Mulheres grávidas estão mais sujeitas a terem enfermidades nas gengivas por conta do aumento dos níveis de hormônio. Além deste fator, as dificuldades de higiene bucal devido às náuseas e enjoos frequentes contribuem para o surgimento de doenças que podem levar a partos prematuros.

4- Impotência

As inflamações nas gengivas em que há grande proliferação de bactérias também são inimigas da ereção. O problema ocorre quando placas bacterianas se deslocam para veias do pênis provocando entupimento e, consequentemente, a disfunção sexual.

5 – Câncer bucal

Os cânceres de boca se iniciam com a divisão descontrolada de células, muitas vezes causadas por lesões decorrentes de próteses mal adaptadas. Contudo, a higiene precária e a formação de um ambiente favorável a infecções podem contribuir para a evolução do quadro. A visita periódica ao dentista não só ajuda a diagnosticar tumores bucais em estágio inicial, como aumenta consideravelmente as chances de cura.

6 – Agravamento da diabetes

Nos estágios mais avançados da gengivite, em que há o comprometimento de ossos e dentes, pode ocorrer um descontrole do metabolismo, afetando os níveis de açúcar no sangue. Essa alteração pode dificultar o controle da diabetes como qualquer outra infecção.

Ao adotar bons hábitos de higiene bucal, você não só evita esses e outros males como alcança um maior bem-estar e autoestima. Mas, para isso, é importante ter regularidade nos cuidados: escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, utilizar materiais corretos para a higienização, manter uma alimentação saudável, escovar a língua e ir ao dentista a cada seis meses são algumas dicas para manter a saúde bucal em dia.

 

Em 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. Aproveite a oportunidade para refletir sobre seus hábitos e, se necessário, adotar práticas mais positivas para você e sua família. 

Comentários

0 comentários

0/140

Veja outras publicações

Quer se conectar conosco?

Newsletter Horiens

Cadastre seu e-mail e receba nossos insights e artigos:

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplicam a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Google.

This site is registered on wpml.org as a development site.