A evolução do trabalho e da carreira
Escrito por: Horiens - 31/05/2022
O que é relevante para o profissional do século 21? Essa é a pergunta central feita por Rafael Souto, CEO da Produtive Carreira e Conexões com o Mercado, a todos os integrantes da Horiens durante o workshop interno Diálogos de Carreira.
O eixo da conversa girou em torno da premissa de que hoje, mais do que nunca, é necessário que cada indivíduo assuma uma postura protagonista na construção de sua própria carreira.
“O conceito e a prática do plano de carreira, como concebido décadas atrás, não existem mais. No mundo de hoje, precisamos nos mover em busca do que desejamos e desenvolver habilidades condizentes com o nosso tempo. O diálogo de carreira entre líder e liderado é peça-chave nesse caminho”, explica Rafael.
Os aspectos que influenciam a carreira contemporânea
Confira a seguir seis grandes aspectos que colaboram para a reflexão a respeito de sua carreira:
- Satisfação e propósito: o que você deseja para sua carreira? Quais são seus interesses?
- Saúde física e emocional: como está o seu momento de vida e família? Quais são os comportamentos necessários para construir o caminho que você deseja?
- Finanças: o quanto você está se organizando para o presente e o futuro? Está fazendo uma boa gestão financeira em sua vida? A má gestão financeira é um fator de alto impacto na construção de sua carreira.
- Reputação: qual é a imagem que você quer passar? Como você é percebido pelas pessoas? Você está conectando seu projeto de carreira com a sua marca pessoal?
- Networking: você sabe criar e manter relacionamentos na empresa e no mercado? Você já parou para refletir o quanto essa prática pode ampliar sua visão de boas práticas e tendências, trazendo insights e troca de conhecimento?
- Competitividade: você está conectado com outros temas de negócios e mundo, além do seu conhecimento técnico (“core”)? Você está atento para a leitura de gaps de oportunidades que podem transformar a sua área de atuação? A ‘carreira em nuvem’ exige um olhar sistêmico e heterogêneo, que extrapola sua área funcional e é focado na solução de problemas.
Futures Literacy: a habilidade do século 21
Essa é uma das competências mais importantes para o profissional da atualidade. Em tradução livre, futures literacy quer dizer “alfabetização para futuros”. Na prática, significa ter a capacidade de saber ler cenários futuros e lidar com a imprevisibilidade. O conceito despontou no Fórum Econômico Mundial, em 2021, como um fator essencial no mundo pós-pandêmico.
É curioso pensar que não é só o presente que constrói o futuro, não é mesmo? Imaginar o futuro também influencia o presente e desenvolver essa habilidade é cada vez mais importante.
“Ao tomar consciência das suposições sobre o futuro nos permitimos ver a incerteza como um recurso ao invés de um inimigo do planejamento. Os futuros são plurais, não existe um cenário único. Trazer isso para a consciência faz diferença na construção da carreira moderna”, pontua Rafael.
O papel do líder no diálogo de carreira
Neste cenário, a relação de parceria entre líder e liderado, que já é um traço marcante da cultura da Horiens, torna-se ainda mais relevante.
“Ter conversas regulares de carreira com cada liderado, estar aberto para que o liderado tenha suporte e fazer uma escuta ativa é fundamental”, explica Rafael.
“Cada um é responsável por suas decisões de carreira, o liderado deve refletir sobre isso, planejar e buscar o que deseja. Nesse contexto, o líder não tem o papel de autorizar ou não autorizar, mas sim de debater possibilidades, conversar sobre perspectivas de futuro e ser um parceiro nessa jornada”, completa.