Cases de sucesso
Como enxergar além e tomar as melhores decisões?
Na Horiens, nós acreditamos que a inovação está mais ligada a um comportamento do que a um produto ou tecnologia. Por isso, atuamos de forma orientada aos nossos clientes, olhando para sua experiência, jornada e desafios.
Com dinamismo e engajamento, trabalhamos para solucionar problemas complexos, transformando incertezas em oportunidades e resultados. Esse é o nosso modelo de trabalho na Horiens.
Conheça alguns dos projetos que realizamos em parceria com nossos clientes.
Eficiência na colocação de apólice em projeto inovador do setor de energia
Cliente
Empresa do Setor de Óleo e Gás em AngolaO desafio:
Colocação de apólice de seguros em projeto inéditoComo solucionamos?
A construção e entrega de 34 enormes vasos de pressão (bullets) utilizados para armazenamento de GLP e destinados ao Terminal Oceânico da Barra do Dande, em Angola, exigiu muito conhecimento técnico e criatividade na busca da melhor solução para o cliente. O projeto, que tem grande relevância para o setor energético de Angola, teve que vencer importantes desafios como assegurar a qualidade construtiva dos bullets, garantir prazo e custo e, um dos fatores mais complexos, transportar em segurança os 34 equipamentos China, onde foram construídos, para Angola em navios semissubmersíveis. O arranjo do projeto foi inédito e inovador no mercado, considerando-se o tipo de transporte escolhido, a quantidade e tamanho dos bullets, além da distância a ser percorrida pelas embarcações. A Horiens participou desta jornada dinâmica e complexa desde o início, com a missão de mapear os riscos, avaliá-los e conduzir o diálogo com o mercado segurador, atuando para aceitação do cenário pelo mercado em condições competitivas assim como para garantir a qualidade da cobertura da apólice de seguros.
Análise Quantitativa de Riscos (AQR) para adequação da Apólice de Riscos Operacionais
Cliente
Empresa do segmento de bioenergiaO desafio:
Frente a um cenário em que o Programa de Riscos Operacionais do cliente vinha apresentando sucessivos aumentos de prêmios, fruto de um cenário hard market, a Horiens propôs uma análise visando garantir, ao mesmo tempo, redução de prêmio e coberturas adequadas e dimensionadas ao apetite a riscos da empresa.Como solucionamos?
A Horiens conduziu o redesenho da apólice com base em um estudo quantitativo de riscos que permite uma análise abrangente das probabilidades de perdas e impactos, contribuindo para a tomada de decisão do cliente em relação à retenção e transferência dos riscos. O primeiro passo envolveu um minucioso estudo de campo, com a participação de empresa global do segmento de gestão de riscos, que trouxe o aprofundamento qualitativo necessário para entendimento do contexto. Na segunda etapa do projeto, a Horiens contou com o suporte de seu laboratório de análise de riscos, o Risk Labs, que realizou a modelagem quantitativa dos riscos mapeados, evidenciando o valor esperado das perdas seguráveis, incluindo estimativas de PML – Perda Máxima Provável, elemento fundamental para a decisão do cliente quanto aos limites de coberturas a serem contratados. O resultado deste trabalho foi o refinamento dos termos e condições da apólice, assegurando aderência ao real perfil de riscos da empresa, com redução do prêmio pago à seguradora.
Criação de seguro personalizado para o agronegócio
Cliente
Produtora e comercializadora de etanol, açúcar VHP e energia elétrica por meio da cana-de-açúcar e da biomassaO desafio:
O agronegócio brasileiro é um dos mais representativos do mundo. Exposto a diversos tipos de impacto - desde políticas públicas à crescente incerteza das condições climáticas do planeta – é um setor com grande dependência do mercado financeiro e exigência de garantias reais. Neste contexto, o mercado de seguros agrícolas se apresenta ainda restrito e pouco experiente com a cultura da cana-de-açúcar. Por isso, buscamos uma solução efetiva e precisa que influenciasse diretamente na redução da volatilidade de caixa da empresa.Como solucionamos?
Nosso modelo de atuação tailor made, ampla experiência no agronegócio e metodologia de análise preditiva de riscos com o apoio do Risk Labs, nosso laboratório de riscos, foram a base para a criação de um novo produto de seguro agrícola, o Agrymetric, voltado à cultura da cana-de-açúcar. Trata-se de um seguro paramétrico agroclimático, altamente customizável para a realidade do produtor e com clausulado inovador no setor. O produto, desenvolvido com parceiros de negócios, está disponível para atender o setor agroindustrial.
Atuação diferenciada no setor químico e petroquímico
Cliente
Empresa líder na produção de resinas termoplásticas nas AméricasO desafio:
Considerando aspectos como o cenário de alternância de ciclos no mercado químico e petroquímico internacional e a consequente volatilidade de capacidade de seguros e resseguros, buscar alternativas para ampliação de linhas de proteção e custo competitivo de transferência de risco são elementos fundamentais na estratégia empresarial do cliente.Como solucionamos?
Modelagem de estrutura global do programa de riscos e seguros do cliente, viabilizando associação da empresa à seguradora/resseguradora mútua do setor de energia, Everen Insurance Limited, com percepção e validação dos benefícios esperados, além de resposta competitiva do mercado comercial. O projeto, implementado em 2018, fez com que a empresa fosse a primeira da América Latina a associada a Everen.
Ampliação de coberturas para o setor de infraestrutura
Cliente
Empresas de engenharia e construçãoO desafio:
Há mais de uma década, em 2007, o fim do monopólio de resseguros no Brasil abriu novas perspectivas no país. No entanto, ao mesmo tempo, trouxe um desafio complexo: a cobertura do mercado brasileiro de seguros era fortemente mais restrita do que o mercado internacional.Como solucionamos?
Com amplo conhecimento técnico em engenharia e construção e no mercado de riscos e seguros, priorizamos uma atuação proativa e um olhar individualizado para cada projeto e cliente, assegurando a maximização de oportunidades e mitigação de riscos. Temos atuado de forma consistente na proposição de clausulados mais abrangentes, em linha com as melhores práticas internacionais, o que tem resultado em um novo patamar de coberturas para o setor de infraestrutura.
Monetização de sinistros complexos no setor de transporte urbano
Cliente
Concessionária de transporte urbano de massa com 600 mil passageiros/diaO desafio:
Monetizar alto valor de passivo em sinistros relacionados a danos a terceiros não recuperados em gestão anterior. O desafio considerou a inexistência de documentação de suporte e iminência de prescrição de grande parcela dos casos.Como solucionamos?
O primeiro passo foi o mapeamento do passivo envolvendo desde buscas documentais a estudos estatísticos baseados em dados judiciais. Com isso, nossa solução considerou a construção de modelos prospectivos referentes aos processos em andamento e acordos buy out com seguradoras e resseguradoras. O processo teve êxito e grande impacto de caixa à concessionária com a monetização de cerca de 80% do valor do passivo.
Ciência de dados e tecnologia para otimização da carteira de seguro saúde
Cliente
Empresas do Grupo NovonorO desafio:
A precificação do seguro saúde é um desafio complexo e envolve uma série de riscos para as empresas. O que podemos fazer para melhorar a relação entre risco e retorno? Esta foi a questão central da solução desenvolvida pela Horiens considerando apólices com 80 mil segurados e um cenário em que o Seguro Saúde representa cerca de 20% da folha de pagamento das empresas.Como solucionamos?
Utilizando modelagem estatística e tecnologia aplicada a dados proprietários da carteira de saúde, construímos modelos de frequência de utilização do seguro assim como de severidade atrelada ao uso. A análise preditiva permitiu a implementação de melhorias, trazendo mais informações para a negociação da apólice e gerando valor para o cliente. Para conhecer nossa forma de trabalhar com seguros de pessoas, clique aqui.
BUSQ Seguros: autosserviço inédito que assegura o melhor custo-benefício em seguros pessoais
Cliente
Integrantes do Grupo NovonorO desafio:
A oferta de seguros pessoais no mercado é dependente da agenda do corretor, o que muitas vezes acaba dificultando a contratação. Diante deste cenário, o desafio era criar um produto inovador que aliasse vantagens como autonomia, custo competitivo e agilidade.Como solucionamos?
Desenvolvemos uma plataforma 100% digital para cotação, contratação e gestão das apólices pelos próprios clientes finais (integrantes das empresas e seus familiares). A plataforma, lançada em 2019, funciona como um autosserviço, com navegação simples e intuitiva e a segurança do melhor custo-benefício para quem está contratando. O projeto foi desenvolvido por meio de parcerias com os principais players do mercado segurador e teve como objetivo trazer novidades neste mercado, impulsionando sua evolução.
PrevSeguro: inovação no mercado de seguros pessoais
Cliente
Empresas patrocinadoras do Plano de Previdência VextyO desafio:
Propor formas de ampliar a adesão ao Plano de Previdência Complementar Vexty e, ao mesmo tempo, oferecer um benefício cada vez mais diferenciado aos funcionários.Como solucionamos?
Criamos um produto inédito no mercado, em parceria com a SulAmérica e a Vexty. Trata-se do PrevSeguro, um benefício de seguro de vida inovador e gratuito para todos os beneficiários do Plano Vexty. O seguro garante, em caso de morte ou invalidez antes de completar 65 anos, o valor necessário para complementar a reserva previdenciária que o participante formaria quando atingisse esta idade.
Consultoria em gestão de riscos: analisando uma apólice de riscos operacionais
Cliente
Concessionária de geração de energia elétricaO desafio:
Analisar apólice de riscos operacionais para assegurar aderência ao cenário e exposições da concessão, identificando possíveis pontos de melhoria.Como solucionamos?
Para trazer profundidade técnica e segurança para as decisões, trabalhamos com o suporte do nosso Risk Labs para conduzir um trabalho de modelagem preditiva de riscos, incorporando os parâmetros da Política de Riscos do cliente. Os dados e correlações geradas pela modelagem permitiu que conseguíssemos aprofundar a análise, indicando se os riscos de barragem deveriam ser transferidos ao mercado segurador, uma das principais dúvidas do cliente, entre outras adequações, como a revisão de franquias (com redução de 50% em riscos de alta frequência e baixo impacto), inclusão de determinados eventos na cobertura básica e de coberturas adicionais relevantes, além de elaboração de clausulado diferenciado para a apólice de riscos operacionais.