Ir direto ao conteúdo
Logo da Horiens
Noticias

Prevenir o câncer é possível

Horiens

Escrito por: Horiens - 28/01/2025

uas mulheres caminhando juntas em um parque enquanto carregam tapetes de yoga enrolados. Uma delas é mais velha, com cabelos grisalhos presos, vestindo uma camiseta cinza e calça preta. A outra é mais jovem, com cabelos escuros presos em um rabo de cavalo, vestindo um conjunto esportivo claro.

Em fevereiro, o Dia Mundial do Combate ao Câncer (4/2) faz um alerta sobre a importância de suas decisões e atitudes para conquistar mais qualidade de vida a curto e a longo prazo.

Na Horiens, como uma empresa do mercado de riscos e seguros, entendemos o quanto é essencial mitigar os riscos e cuidar do que importa, como a saúde, por isso incentivamos sempre a prevenção.

E a prevenção do câncer é um dos temas mais estudados da atualidade. Pudera: a doença é uma das principais causas de mortes no mundo.

Uma pesquisa brasileira publicada na revista científica The Lancet Regional Health – Americas mostrou que o câncer está se tornando, gradualmente, a principal causa de morte no país, superando em muitas cidades, inclusive, as doenças cardiovasculares.

Câncer: genética ou estilo de vida?

Quando o assunto é uma doença grave como o câncer, as respostas não são simples e geralmente a causa tem origem multifatorial.

Entretanto, o que se sabe hoje é que o câncer não relacionado a questões hereditárias é o mais comum e cada vez mais estudos e pesquisas têm provado que fatores ambientais e de estilo de vida têm um peso relevante no surgimento da doença.

A máxima “genética não é destino” têm se mostrado verdadeira, na esmagadora maioria dos casos.

Se o câncer é prevenível, o que fazer?

  • Elimine qualquer tipo de cigarro de sua vida

O uso do tabaco está associado a cerca de 15 tipos de câncer. Isso também vale para cigarros eletrônicos, incluindo as versões sem nicotina, que apresentam substâncias não rotuladas, impossibilitando que se saiba a composição exata do produto. Outro problema associado ao tabaco é que fumantes passivos (aqueles que estão expostos à fumaça do cigarro) podem ter até 30% mais risco de desenvolver câncer de pulmão.

  • Reduza ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas

Evidências científicas têm mostrado que não há nível seguro de consumo de álcool. Quando ingerimos bebidas alcoólicas, o fígado metaboliza o etanol e o converte em acetaldeído, que é tóxico para o organismo e carcinogênico, provocando danos ao DNA. Quanto menor o consumo de álcool, portanto, menor o risco de câncer.

  • Mantenha o corpo ativo e saudável

O excesso de gordura corporal provoca no organismo um estado de inflamação crônica, aumentando as chances de desenvolvimento de doenças como o câncer. A prática regular de exercícios e a manutenção de um peso saudável promove o equilíbrio dos níveis hormonais e fortalece as defesas do corpo, entre outros benefícios.

  • Sol é bom, mas cuidado com a alta exposição

A radiação ultravioleta (UV) faz parte da energia natural produzida pelo sol, porém ela é comprovadamente cancerígena. Reduzir a exposição à radiação solar sem proteção e evitar aparelhos de bronzeamento artificial, que são fontes artificiais de raios UV, é fundamental para não causar danos às celulas da pele.

  • Vacine-se

As infecções crônicas são responsáveis por cerca de 16% dos cânceres em todo o mundo. As vacinas contra o vírus da Hepatite B e o Papilomavírus humano (HPV) são essenciais contra o câncer do fígado e do colo do útero.

Atenção aos exames de rastreamento

Se detectado precocemente, grande parte dos cânceres são tratáveis, com altas taxas de cura.

Confira os principais exames que ajudam no monitoramento de sua saúde:

  • Câncer de mama: mulheres a partir dos 40 anos devem fazer mamografia anualmente.
  • Câncer de colo de útero: o papanicolau deve ser realizado por mulheres com mais de 25 anos ou após o início da vida sexual.
  • Câncer colorretal: diretrizes recentes indicam a realização de colonoscopia por volta dos 45 a 50 anos.
  • Câncer de próstata: os exames PSA e toque retal são indicados para homens a partir dos 50 anos.
  • Câncer de pele: a dermatoscopia é um exame não invasivo realizado durante a consulta dermatológica e permite avaliar lesões na pele, unhas e cabelos.

Estes exames têm indicação de acordo com a faixa etária e histórico familiar.

Consulte sempre o profissional de saúde que acompanha você.

Fevereiro Laranja e a conscientização sobre a leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. O diagnóstico precoce e o tratamento aumentam as chances de cura.

Sintomas como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos são sinais de alerta.

A doação de medula óssea é um pilar relevante do tratamento de boa parte dos casos de leucemia. Para se tornar um doador, é preciso:

  • Ter entre 18 e 55 anos
  • Estar em bom estado geral de saúde
  • Não ter doenças infecciosas ou incapacitantes
  • Não ter doença neoplásica, hematológica ou autoimune

Clique aqui para conferir perguntas e respostas a respeito da doação de medula óssea.

Tome decisões conscientes e esteja em dia com a sua saúde!

Comentários

0 comentários

0/140

Veja outras publicações

Quer se conectar conosco?

Newsletter Horiens

Cadastre seu e-mail e receba nossos insights e artigos:

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplicam a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Google.

This site is registered on wpml.org as a development site.